Classes

No artigo de hoje, vou trazer para vocês uma explicação de como funciona o sistema de classes no Phobos.

Assim como em outros MMOs, o Phobos possui um sistema de classes que eles chamam de estágios. Cada estágio, possui alguns tipos de classes e a cada novo estágio você ficará mais forte e terá acesso a novas habilidades. Hoje o jogo possui 3 estágios de classes mas diferente da maioria dos jogos, Phobos possui um uma certa flexibilidade, onde você poderá acessar a mesma classe no nível seguinte tendo passado por diferentes classes nos níveis anteriores.

Estágio 1

Existe apenas uma classe no estágio de nível 1, e é a classe que todos os jogadores começam: o Citizen (cidadão). Os Citizens são incapazes de aprender qualquer feitiço ou habilidade e só podem deixar a área inicial, Timar, depois de serem promovidos a uma classe de nível 2.

A maneira pela qual esperamos que os jogadores o conseguem avançar para uma classe do nível 2 é completando um conjunto de missões para um dos líderes de determinada guilda em Timari. Basicamente existem três estágios de missões que um jogador deve completar. A cada estágio, existem diferentes missões que o jogador poderá realizar para completar cada estágio, então os jogadores terão alguma escolha sobre qual missão eles desejam completar. A primeira dessas missões não costuma demorar mais do que cerca de 5 minutos, vou chamá-la de ‘missão fácil’. A segunda é projetada para encorajar o jogador a deixar Timari e explorar um pouco, chamarei isso de ‘missão do explorador’. A terceira exigirá que o jogador conclua a missão de um NPC que não seja o líder da guilda, a ‘missão do ajudante’.

Uma alternativa para quem não deseja realizar as missões é simplesmente elevar o nível do seu personagem até o level 10, momento em que os líderes da guilda promoverão qualquer jogador com prazer.

No entanto, se optar pela opção de missão, a maioria dos jogadores consegue ser promovido por volta do level 6 sem muitos problemas, e um jogador experiente pode até ser capaz de ser promovido por volta do level 4 ou 5. Não se preocupem, powergamers, a diferença entre os jogadores que foram promotivos através de level ou através das missões não é significante no longo prazo. A ideia é que esse sistema possibilite que os novos jogadores fiquem mais tempo em Timar. Jogadores mais experientes geralmente não terão que passar mais de uma hora lá, obtendo seus primeiros leveis contra criaturas fracas, antes de deixar a segurança do vale de Timar. Mas você também não é obrigado a deixar Timari se, se não quiser.

Estágio 2

Os jogadores muito antigos que jogaram Phobos por volta de 2009 talvez se lembrem que o Phobos tinha um sistema com 3 opções para a primeira promoção: o Page, especialista em combate corpo a corpo, Apprentice que usava magia e Scout, mestre no combate à distância.

No entanto, depois de muita discussão (literalmente ANOS de discussão sobre isso), os desenvolvedores chegaram à conclusão de que, na verdade, o Scout não iria funcionar como um ramo de classe inteiro; simplesmente não havia variedade suficiente para isso sem que as coisas ficassem muito confusas para os jogadores e para o balanceamento, tornando impossível que Scout fosse uma classe interessante para ser jogada a longo prazo. Então, optaram por fundir os aspectos do combate à distância na classe Page. Atualmente os jogadores podem escolher apenas entre as duas classes Page e Apprentice, sendo o Page a classe de combate físico (incluindo combate a distância) e Apprentice a classe de combate mágico.

Estágio 3

Mais tarde no jogo, os jogadores podem ser promovidos novamente e se tornarem mais especializados. A lista completa de classes de nível 3 é a seguinte: Knight, Rogue, Marksman, Ranger, Cleric, Shaman, Sorcerer, Wizard. No entanto, as classes disponíveis para um jogador nesta segunda promoção dependem se esse jogador primeiro se tornou um Page ou Apprentice.

Portanto, a árvore de classe completa para os níveis 1-3 será é assim:

Nos próximos posts da série das classes, traremos informações específicas para cada uma delas, incluindo suas características e magias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *